O Guia do Futebol Americano

Guia do Futebol Americano - Dani Que Disse

Então… Quinta-feira começa a NFL, 21h30 na ESPN! Quem me conhece há alguns bons anos, sabe que eu sempre gostei muito do esporte. Desde sempre, torço para o New York Giants. Já o vi ganhar dois Super Bowl e em um deles, eu estava na cidade! Sem contar a vez que o Super Bowl foi dividido entre NY e NJ, que eu também estava na cidade e pude aproveitar toda a interação por lá. 😀

Tá vendo ali atrás? O troféu estava exposto ali! 🙂

Por isso, resolvi te ajudar, Jovem Padawan. Se você quer se iniciar no Futebol Americano, hoje é seu dia de sorte! Escrevi um guia sobre as regras básicas do jogo (ô joguinho pra ter muitas regras e algumas bem complexas!), que vão fazer você entender um pouco melhor o jogo enquanto assiste. Vamos lá!

***

Nível Fácil

Para começar, a temporada tem início nos primeiros dias de setembro e termina no primeiro final de semana de fevereiro. O nome do último jogo,  no qual sai o campeão é Super Bowl (e é quando acontece aquele super show que hoje já ficou famoso na internet).

Um jogo de Futebol Americano possui quatro tempos de quinze minutos, ou seja, 60 minutos de partida. E ele tem em torno de 3 horas de duração. Mas como, você me pergunta? Porque o jogo para toda hora: se o jogador que tem a bola sai pela lateral; se o time faz ponto; se tem passe incompleto (ou seja, a bola toca no chão antes de alguém pegar); e se tiver falta. Se o jogo empatar, ocorre prorrogação.

Ele é jogado em um campo de 100 jardas (equivalente a 91,44m). Cada time conta com 53 jogadores, que são divididos em três setores: ataque, defesa e especialistas. Mas, durante uma partida, somente 11 estão em campo por vez. Ou seja, enquanto um time ataca, o setor de ataque está em campo. Quando defende, é a vez do setor de defesa. E quando precisa chutar, entram os especialistas.

O objetivo do Futebol Americano é levar a bola até o final do campo, chamado de “end zone”. Quando isso acontece, é marcado o Touchdown, que vale 6 pontos. Depois, o time pode tentar marcar um ponto extra, chutando a bola entre as traves, que vale 1 ponto.

Toooooouchdownnnnnn!!!

Para conseguir chegar até a end zone, o time deve avançar aos poucos pelo campo, em uma série de jogadas (conhecidas como downs – descidas em português). Cada down é contada até que o jogador que tem a bola caia no chão, saia pela lateral do campo ou aconteça um passe incompleto (quando a bola toca no chão antes de alguém pegar).

O time tem a obrigação de andar pelo menos 10 jardas em quatro downs para continuar com a posse da bola. Conseguindo isso, ele ganha uma nova série de quatro downs para se aproximar da end zone e fazer seu touchdown.

Agora… Se o time que está defendendo conseguir impedir que ele ande 10 jardas, o time de ataque deve devolver a bola no exato ponto no qual o quarto down foi finalizado.

Basicamente, é isso! Mas, como eu sei que muita gente já sabe a maioria dessas regras, trouxe mais algumas nível intermediário para quem quiser complementar o conhecimento. Caro Padawan, se você não entender nada da próxima parte, não se assuste. Assista à alguns jogos e depois volte aqui novamente! 😉

O ataque pode acontecer de duas maneiras: através de jogo corrido (quando o quarterback passa a bola para o corredor, que avança com a bola tentando desviar da defesa; ou quando o próprio corre com a bola) ou de jogo aéreo (quando o quarteback arremessa a bola para algum recebedor).

Jogo aéreo que resultou em um touchdown

Já as três maiores jogadas da defesa são: a interceptação (quando o defensor pega a bola do adversário no ar durante um passe), o fumble (quando o jogador do ataque deixa a bola cair no chão e a defesa pega) e o tackle (quando a defesa derruba o jogador do time que está atacando).

Fumbleeeeeee!

Além do touchdown e do ponto extra, existem ainda três formas de pontuação: conversão de 2 pontos (ao invés de tentar o extra point, o time que marcou o touchdown resolve tentar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas e valendo 2 pontos), field goal (se o time está em área de Field Goal – área em que o chutador tem força suficiente para chutar bem – o time pode escolher entre fazer uma jogada ou chutar a bola entre as traves. Caso passe, ganha-se 3 pontos) e safety (caso o jogador com a bola seja derrubado dentro de sua própria end zone ou quando seu time cometer uma falta ou sair do campo por trás ou pelos lados da end zone).

Por fim, deixo aqui uma listinha contando o que cada jogador faz em um jogo de futebol americano.

Ataque:
1) Center: dá início à jogada de ataque, lançando a bola atrás para o quarteback.
2) Guards e 3) Tackles: compõe a linha ofensiva, procurando defender do time adversário, os jogadores que estão com a bola.
4) Quarterback: é o cérebro do time. Distribui as bolas e comanda as jogadas. Pode tanto passar para uma corrida (feita por um running back) quanto lançar a bola (para um wide receiver).
5) Running backs: recebem a bola do quarterback e tentam correr o mais longe possível com ela.
6) Wide receivers: procuram colocar-se em boas posições no campo para receber o lançamento do quarterback e avançar com a bola.
7) Tight End: jogador diferenciado de ataque, pode tanto receber lançamentos do quarteback como auxiliar a linha ofensiva da marcação.

Defesa:
8) Safeties 9) Cornerbacks: também conhecidos como linha secundária, marcam os wide receivers, tentando evitar que eles recebam os lançamentos do quarterback.
10) Linebackers: tentam atacar o quarterback ou os running backs que correm com a bola.
11) Defensive ends 12) Tackles: compõe a linha defensiva. Seu objetivo é derrubar quem estiver com a bola no começo de uma jogada.

Jogadores especialistas (aparecem em situações específicas do jogo):
Long Snapper: inicia uma jogada de chute, passando a bola para trás, em direção ao punter ou ao holder.
Holder: recebe a bola passada pelo LS e a posiciona corretamente para o chute do kicker.
Kicker: vem a campo para chutar Field Goals e Ponto Extra.
Punter: tem a tarefa de chutar a bola para devolvê-la ao time adversário.
Kick Returner: recebe a bola chutada pelo adversário e avança com ela o máximo que puder no território adversário.

Ufa! Muita coisa né? E acredite que eu ainda deixei muita coisa de fora, hahaha! Gostou do post? Está entendendo mais de futebol americano? Se animou a assistir? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

40 pensamentos sobre “O Guia do Futebol Americano

  1. Jamile

    Ai Dani, quanta coisa!
    Voltei a estudar inglês, e a escola que escolhi tem muitas atividades extras, para interagirmos com os outros alunos. E sendo amanhã o início da NFL, marcaram para irmos assistir, MAAAAS como entender tudo isso na prática até amanhã??? rsrsrsrsrs
    Mesmo sendo muito, adorei suas explicações. Só será complicado assimilar na hora do jogo!

    Responder

    1. Danielle

      Jamile, acho que com alguns jogos de prática dá para entender bem melhor o futebol americano, hehe. Espero que você tenha conseguido assistir e se divertir um pouco! 😀

      Responder

  2. Paloma

    Vou te contar que sou um desastre pra entender essas coisas, se não tiver um manual, vixii… rsrsrssrs

    palomacassiano.blogspot.com

    Responder

    1. Danielle

      Paloma, então esse post é para você! hahaha 🙂 Espero que já esteja entendendo um pouquinho melhor o jogo! 😉

      Responder

  3. Bruna Oliveira

    Acho que eu entendi mais ou menos haushaushs, amei o post, super diferente e bem lindo o jeito que tu montou ele. Vou voltar mais vezes aqui ♥
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @maniadebruna

    Responder

    1. Danielle

      Bruna, fico muito feliz que tenha gostado do post (e do blog) ♥ Agora é só assistir a alguns jogos e colocar em prática o que você aprendeu, hehe. Sem contar que tem que escolher um time!!!

      Responder

    1. Danielle

      É só assistir a alguns jogos que acaba se tornando um pouquinho mais fácil! Ah, e visitando esse guia sempre que necessário, claro!

      Responder

  4. Kaila Garcia

    Agora consegui entender um pouco mais. Amei seu post e suas fotos! Ficou lindo. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    Responder

    1. Danielle

      Kaila, que bom que conseguiu entender melhor o jogo agora! 🙂 Fico muito feliz que tenha gostado do post! <3

      Responder

  5. Aline Amorim

    Muito complexas essas regras.
    No início achei que estava entendendo, mas depois desisti. hahahahaha
    Mas deu vontade de assistir um jogo pra ver se consigo entender um pouco mais.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    Responder

    1. Danielle

      Aline, o final do post é para quem já sabia as regras de antes, hehe. Por isso você deve ter ficado um pouquinho confusa! Mas aposto que depois de assistir alguns jogos você já pega o jeito 😉

      Responder

    1. Danielle

      Dani, que bom que o post de ajudou! 😀 Espero que agora você consiga ver o jogo e não ficar muito perdida hehe

      Responder

  6. Carol

    Meu marido já tentou me ensinar umas mil vezes essas regras mas eu sou muito lenta para esportes hehehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Responder

    1. Danielle

      Carol, assista mais alguns jogos e tenha paciência que uma hora vai! No início eu também era bem perdida hehe 🙂

      Responder

  7. Marcela Miranda

    Eu não entendo nada de esportes nenhum, exceto volei haahha
    Amei!
    Um beijo!

    Les Jours de Marcela

    Responder

    1. Danielle

      Com o passar do tempo você consegue entender um pouquinho melhor o Futebol Americano! É só ter paciência e assistir aos jogos hehe (e consultar esse post sempre que necessário, é claro!) 😀

      Responder

  8. Simone Cajá

    Eu não entendia nada de futebol americano mas quado fui para USA estudei um pouco porque queria ir em um jogo e gostei muito.
    Adorei seu post, bem explicativo <3
    Beijos Dani.

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    Responder

    1. Danielle

      Simone, futebol americano é super divertido né? E depois que você entende as regras fica mais fácil hehe
      Que bom que gostou do post, fico muito feliz! 😀

      Responder

  9. SEM QUASES

    Caramba! Sempre tive curiosidade de entender um pouco mais sobre esse esporte, até porque tem uma super fama de ser tão agressivo… mas é repleto de entrelinhas bacanas para coletividade, esforço e mensagens a mais que elevam motivações. O futebol americano sempre foi um daqueles pontos em filmes que eu ficava querendo compreender melhor, porque sabia que isso poderia servir como maiores captações das lições da obra. Adorei poder conhecer de uma forma tão bem elaborada, clara e detalhada sobre os pontos fundamentais – e para além. Lindeza de postagem!

    http://www.semquases.com

    Responder

    1. Danielle

      Brunt, que bom que gostou do post! O futebol americano é conhecido por ser bem violento, mas na verdade é quase como um grande jogo de xadrez né? Tem que ter estratégia pra fazer essa bola ir pra frente, hahaha!

      Responder

  10. Leidiana Pereira

    Não sou chegada a esportes assim, mas adorei as fotos de vocês e do estádio de futebol, como é lindo! *–*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

    1. Danielle

      Leidiana, dá uma chance pro futebol americano! Também não sou a mais chegada a esportes, mas me descobri fã de vários hahahaha

      Responder

  11. Vitamina Trendy

    Dani, que post legal e completinho! Meu conhecimento sobre futebol americano antes dele era tipo.. zero! Tá, só não era zeeero porque já vi algo nos filmes, mas nunca entendi nadinha!
    Adorei saber de tudo, e os gifs deram um toque especial! <3

    Beijo!
    http://www.vitaminatrendy.com

    Responder

    1. Danielle

      Au, que bom que gostou do post! Aposto que agora você já pode ter uma conversa de expert com gente que gosta de futebol americano, hahaha! E já pode usar seu conhecimento enquanto assiste a um filme “ahhh, isso foi obviamente um tackle!” hahahaha 😛

      Responder

  12. Em comum

    Esse futebol é ainda mais complicado que o que jogamos aqui! Eu não entendo nada, mas acho super legal de assistir (eu sei que é considerado agressivo e tal, mas é tão diferente dos outros esportes que amo ver quando passa nos filmes), mas com essas suas dicas incríveis consegui compreender um pouco melhor o que é o futebol americano, quero assistir um de perto também!

    Beijos
    Dani Cruz
    http://www.blogemcomum.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Dani, eu também adoro assistir jogos de futebol americano! 🙂 Ainda não vi nenhum jogo no estádio, mas está na minha lista de coisas para fazer um dia, hehe

      Responder

  13. Clara Rocha

    Confesso que o máximo que já vi de futebol foi um filme e os shows que rolam e eu acho bafonicos ! ♥ HAHAHA mas eu adorei conhecer um pouco mais profundamente sobre o esporte. Eu não sei se você sabe Dani, mas aqui na ilha tem um time de meninas de futebol americano, e elas treinam na UFRJ de vez em quando. E achei BACANA, conhecer mais do esporte que faz parte da rotina de uma amiga ♥

    Responder

    1. Danielle

      Clara, agora você temmm que assistir a um jogo completo! Pelo menos o jogo do Super Bowl! 😛
      Não sabia!!! Que legal!!! Só sabia dos times de clube (mas todos de homens), amei saber sobre o time feminino! Já quero ver algum jogo delas! 😀

      Responder

  14. Fernanda de Oliveira Brito

    Que bacana Dani!!
    Não conhecia muito sobre o esporte mas, adorei e já estou uma expert no assunto. hahaha #sqn xD

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Fernanda, para testar seu conhecimento só vendo um jogo! Hehe 🙂 E se tiver qualquer dúvida… Só entrar nesse guia novamente 😉

      Responder

  15. Duane

    Cara, e eu aqui sem entender direito a regra do impedimento do futebol tradicional x.x Mas acho que consegui entender a maior parte sim, você explicou direitinho, adorei esse quadro tático (é assim que fala?) que você fez!
    Apesar de ser um jogo longo pra caramba, parece ser bem divertido. Que legal que você conseguiu assistir em NY mesmo, que sonho ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, pra você ver que sempre tem um esporte mais difícil que outro, hahaha! Fico muito feliz que tenha conseguido entender a explicação! Agora tem que colocar em prática assistindo a algum jogo (e escolhendo seu time, é claro!) 🙂

      Responder

  16. Katarina Holanda

    Dani, to sumida e só agora vi seu novo layout, que legal! 😀 Amei o guia, eu já parei pra entender algumas sempre, mas entendo na hora e esqueço depois, agora vou vir pra cá, hahaha.

    Responder

    1. Danielle

      Yay Kat, que bom que gostou do novo layout! <3
      Simmm, use sempre que precisar esse guia! Só não desista de entender, é um pouquinho complicado mas uma hora vai, hahaha!

      Responder

  17. Bruna

    Esse foi o primeiro post com esse tema que eu terminei de ler e entendi um pouco…. esse tema me fascina e eu nunca tinha conseguido captar “quem faz o q” no jogo hahaha
    Adorei o modo que você escreveu o post!
    Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Bruna, que bom que o meu post te ajudou a entender um pouco mais do jogo! 😀 Se tiver alguma dúvida, pode perguntar!

      Responder

  18. Gustavo Muniz

    Adorei o post! Depois quero o de dicas avançadas =P

    Responder

  19. i f Junior

    Oi Dani….
    Eu acompanho já faz tempo o esporte, gosto muito…. E seu post ficou legal…. Já tá na hora de fazer um novo, com mais detalhes…. Se quiser, eu ajudo.
    Estou mandando o link do seu post pra algumas pessoas que sempre me perguntam sobre o jogo…. Vc ensina de um jeito bem simples…
    Gostei…. Parabéns

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *